top of page
Logomarca do GIEI

Pesquisadores do GIEI

Resumo do Percurso Acadêmico

Adilson Valdano Muthambe - UPM

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2022, conceito CAPES 6), Mestre em Psicologia Educacional (2016), Licenciado em Psicologia Escolar (2011) e Bacharel em Psicologia (2009) pela Universidade Pedagógica Moçambique. Professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Anticolonialismo e Subjetividades do IF Baiano (GEPEDS). Membro do Grupo de Pesquisa Investigações em Psicologia Cultural: Cultura, Linguagem, Transições e Trajetórias Desenvolvimentais (CULTS/CNPq);


Currículo Lattes: : http://lattes.cnpq.br/3985022771439752

Alexis Adamy Ortiz Morales - UDFJC

Graduação: Engenheiro Industrial (2002) - Universidade Distrital Francisco José de Caldas.

Especializações: Informática Industrial (2002) e Gestão de Projetos de Engenharia (2005) - Universidade Distrital Francisco José de Caldas.

Mestrado: Mestre em Comunicação-Educação (2015) - Universidade Distrital Francisco José de Caldas.
Doutorado: Doutor em Sociedade da Informação e do Conhecimento (2016) com menção à tese "Cum Laude" da Pontifícia Universidade de Salamanca - Espanha.
Diretor do Centro de Relações Interinstitucionais (CERI) da Universidade Distrital Francisco José de Caldas (UDFJC), patrimônio cultural e científico de Bogotá, com Credenciamento Institucional de Alta Qualidade (Resolução do Ministério da Educação Nacional 23096 de 15 de dezembro de 2016). Gerente do processo de Internacionalização da UDFJC por meio de um Modelo de Gestão Integral e Sistêmico. Editor da revista temática MUNDO CERI, para promover a imersão e participação da UDFJC na sociedade do conhecimento a nível local, nacional e internacional. Editor da revista científica ObIES do Observatório para a Internacionalização da Educação Superior da Rede Colombiana para a Internacionalização da Educação Superior (RCI).

Cecilia Ficco - UNRC

Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e Doutora em Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais pela Universidade de Burgos (Espanha).
Anteriormente, formou-se como Contadora Pública pela Universidade Nacional de Río Cuarto (Argentina) e como Especialista em Sistemas Contábeis e Métodos Quantitativos e mestre em Sistemas de Informação para tomada de decisão.
É Professora Associada por concurso na Faculdade de Ciências Económicas da referida universidade, onde trabalha como professora de licenciatura em Cálculo Financeiro e no Seminário de Mercado de Capitais.
Exerceu diversos cargos de gestão na referida Faculdade, tendo sido Diretora da Área de Educação a Distância, entre 2011 e 2014, e Secretária de Ciência e Tecnologia entre 2014 e 2020.
Ela também é professora encarregada de cadeiras na Universidade Nacional de Villa María (Argentina) e professora de pós-graduação em doutorado e especializações em diferentes universidades nacionais argentinas. É diretora do Diploma Superior em Investigação Contábil e também professora da referida carreira de pós-graduação.
É diretora de projetos e programas de pesquisa, tendo alcançado a Categoria II do sistema nacional argentino de categorização de professores pesquisadores. A sua investigação centra-se em questões relacionadas com a educação financeira e no domínio dos sistemas de informação, criação de valor e capital intelectual em diferentes tipos de organizações.
É avaliadora de diversas atividades de pesquisa e membro do Comitê Editorial de revistas científicas. E autora e co-autora de livros e capítulos de livros e de mais de duzentas (200) obras de sua especialidade publicadas em revistas nacionais e internacionais e em anais e anais de congressos e congressos. Tem sido expositora e palestrante em diversos Congressos, Simpósios, Conferências e Conferências.
Participou de diversos projetos de inclusão educacional na Universidade Nacional de Río Cuarto, desenvolvendo ações para fortalecê-los por meio da direção e colaboração em diversas redes acadêmicas e de pesquisa entre universidades argentinas e estrangeiras.

Cládice Nóbile Diniz - UNIRIO

Doutora em Ciência da Informação (UFRJ, 2005), Mestre em Administração Pública (FGV, 1998), Engenheira Naval (USP, 1974), Especialista em Engenharia Naval e em Engenharia de Produção. Trabalhou na área naval com pesquisas em hidrodinâmica, no projeto e gestão de projetos; e no reparo de navios (1973 a 1990). Empreendeu em empresas de microeletrônica-informática (1986-2010). Dedica-se ao ensino superior desde 1997, atualmente participando do corpo permanente do PPGB da UNIRIO, pesquisando sobre inclusão, acessibilidade e qualidade em bibliotecas. Colabora na busca de inovações sociais para geração de renda para mulheres, atuando como conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher CEDIM-RJ; da Ong Engenheiros Sem Fronteiras ESF- Rio de Janeiro; e do Conselho Estadual de Engenharia e Agronomia CREA-RJ.

Cristina Maria Carvalho Delou - UFF

Psicóloga, Licenciada em Psicologia pela PUC-RJ (1981), Especialista e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados pela UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUC-SP (2001); Professora Aposentada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Membro permanente no Curso de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão e no PPG Ciências, Tecnologias e Inclusão do Instituto de Biologia da UFF. Coordenadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF). Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD). Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia. Recebeu a Medalha do Mérito Carioca por ter sido eleita Personalidade Educacional 2019 pelo Conselho Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro; Exerceu a função de Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas do MEC, no ano de 2020.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4460682115015016

Diana Gil Chaves - UDFJC

Doutora em Educação pelo Doutorado Interinstitucional em Educação UD. Mestre em Estruturas e Processos de Aprendizagem pela Universidade Externado da Colômbia, Bacharel em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Nacional de Pedagogia. Atualmente é professora da Universidade Distrital Francisco José de Caldas da Faculdade de Ciências e Educação, coordenadora do Projeto Acadêmico Transversal de Formação de Professores em Novas Experiências Educacionais e Solidárias do NEEIS e professora do Curso de Bacharelado em Matemática. Ela tem uma vasta experiência, pesquisa e redação em formação de professores e educação inclusiva no ensino superior. Faz parte do grupo de pesquisa CRISALIDA.


CvLAC: https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/EnRecursoHumano/inicio.do

Diógenes Pinheiro - UNIRIO

Economista, Doutor em Ciências Sociais, Professor da Escola de Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Líder do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI/CNPq), pesquisa políticas inclusivas voltadas para a juventude, especialmente políticas educacionais e seus efeitos nas trajetórias de vida, identidades e formas de participação de jovens. Recentemente, tem trabalhado com o tema do sofrimento, depressão, evasão e suicídio entre jovens universitários.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6728726335196812

Dionísio Luís Tumbo - UPM

Licenciado em Pedagogia e Psicologia (2007) e Mestre em Educação na especialidade de formação de formadores (2012) pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Doutor em Ciências da Educação, na área de especialização em Tecnologia Educativa (2018), pela Universidade do Minho em Portugal.

Professor Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia na Universidade Pedagógica de Maputo.

Atualmente, docente das Unidades Curriculares de Tecnologia e Inovação Educacional, Introdução à EaD e Metodologia de Investigação. 

Tem interesses na investigação de temáticas de Tecnologias para Educação, Educação a Distância e E-leraning.

Membro da Comissão Científica da Revista Lyalosho, do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Pesquisador e membro fundador do Grupo Internacional de Pesquisas em Políticas, Práticas e Gestão da Educação (GIPPPGE-UPE) – Brasil: Pernambuco.

Investigador inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Investigador e sócio da Revista de Estudos e Investigação em Psicologia e Educação (REIPE), baseada nas Universidades de Corunha-Espanha e Minho-Portugal. 

Director-Adjunto, Editor e Coordenador da comissão Técnica Editorial do Centro de Políticas Educativas da Universidade Pedagógica de Maputo -  Moçambique.

Membro da Comissão do Conselho Editorial da Editora da Faculdade Metropolitana Norteriograndense – FAMEN – Estado do Rio Grande do Norte, Cidade de Natal – Brasil.

Edicléa Mascarenhas Fernandes - UERJ

Profa. Doutora em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher/ FIOCRUZ. Mestre em Educação/UERJ. Professora Associada da UERJ. Professora Permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense - CMPDI/UFF e Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas/ FEBF UERJ. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva - NEEI/UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para Alunos com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4769008821320295

Eric Plaisance - UNIRIO

Professor emérito da Universidade Paris Descartes. Membro do Centro de Pesquisa em Laços Sociais - CERLIS. Professor Visitante da Universidade Federal UNIRIO (Rio de Janeiro, Brasil). Doutorado em Letras e Ciências Humanas (Sorbonne). Área de atuação: questões sócio-políticas de pessoas “em situação de deficiência”; educação Infantil; inclusão social e escolar. Entre as muitas publicações: “De outro modo capaz. Escola, emprego, sociedade: para a inclusão de pessoas com deficiência” (livro em francês 2009). “Alteridade, Modernidade e Democracia: qual a relação com o outro?” (artigo in Currículo sem Fronteiras, jan./abr. 2021 v. 21, n. 1, p. 11-36).

Helio Ferreira Orrico - IFRJ

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2011), Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Possui graduação e Licenciatura em Psicologia - Faculdades Integradas Maria Thereza (1996) e Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Grande Rio (1986). Psicólogo clínico, Professor de Ensino Superior com atuação em cursos de graduação presenciais e a distância nas áreas de Administração e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Psicologia Organizacional, Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem. Nos cursos de pós-graduação, leciona as disciplinas de Tópicos Especiais em Ciência Cognitiva e Psicologia da Educação com ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Exerce a docência nos cursos de Mestrado em Diversidade e Inclusão, Gestão Integrada,. .Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia. Tutor do Curso de Administração Pública UFF/ CEDERJ. Analista do Seguro Social com Formação em Psicologia, aposentado onde atuou na Administração Pública Federal nas área de: Treinamento e Desenvolvimento do Instituto Nacional do Seguro Social, Coordenador do Setor de Qualidade de Vida. integrante do Grupo de Pesquisa de Produção de Material Didático Acessível. Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Amplo engajamento na área social, participando de organizações do 3º setor atuando na área de inclusão social da pessoa com deficiência. É Conselheiro do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência de Duque de Caxias. e São João de Meriti. Atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, educação inclusiva, psicologia social, psicologia clínica e organizacional, gestão, práticas institucionais, práticas pedagógicas, análise de discurso, educação especial e recursos de acessibilidade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3726179290502463

Liliana Angel Vargas - UNIRIO

Pós-Doutorado no Instituto de Saúde Global de Barcelona 2020. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2001). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995). Especialista em Saúde Pública pela Fiocruz (1992). Especialista em Planejamento Estratégico e Gerência de Saúde pela Fiocruz (1993). Graduada em Enfermagem - Universidad Surcolombiana, Colômbia (1986). Professora associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Coordenadora das Relações Internacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro de 2010-2019. Diretora do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas 2012-2014. Coordenadora, no Brasil, da rede Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão – GIEI desde 2012. Presidente do Conselho Consultivo Internacional - Erasmus Mundus, do curso de Mestrado em Emergência e Cuidados Críticos de Enfermagem, consórcio de universidades de Espanha, Portugal e Escócia. Diretora do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesillas de 2012-2014. Diretora do Colégio Doutoral de Enfermagem do Grupo Tordesillas 2014-2016. Responsável na UNIRIO da rede Latin American Social Innovation Network (LASIN) coordenada pela Universidade de Glasgow (Escócia) de 2015-2017. Membro, desde 2014 do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva - Universidade de Bolonha (Itália).Voluntária da Cruz Vermelha Brasileira.

Autora e co-autora de diversos artigos acadêmicos publicados em revistas indexadas do contexto nacional e internacional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4143973927269251

Lucia de Anna - UNIROMA

Professora aposentada de Ensino e Pedagogia Especial na Universidade de Roma Foro Itálico, foi Diretora de Departamento e Reitora da Faculdade, Delegada para Deficientes, também na outra Universidade de Roma TRE.

Lecionou, desde 1972, em várias universidades italianas (La Sapienza University, Roma TRE University, University of Siena, Foro Italico Roma) e universidades estrangeiras na Europa (França, Inglaterra, Espanha, Malta, Portugal) nos EUA, Brasil e Taiwan. Ele representou a Itália na OCDE e na Agência Europeia para o Desenvolvimento em Educação com Necessidades Educacionais Especiais. Criou e dirigiu o Doutorado Internacional "Culturas, deficiências, Inclusão: Educação e Formação" envolvendo os cinco continentes (2007-2017 ver de Anna, Gardou, Covelli 2018 Trento Erickson). Bem como os cursos de especialização para o apoio e atualização de professores em questões de inclusão (1976-2020). Ele concebeu e coordenou vários projetos internacionais de pesquisa e treinamento em processos inclusivos. Promoveu Convênios e criou o GIEI com a Universidade UNIRIO (2011)

Marcelo Maira - CAI

Músico, educador e curador chileno que se dedica à pesquisa sólida e ao desenvolvimento de programas educacionais que tenham o lúdico e a criatividade como elementos fundamentais para os processos de aprendizagem. Com formação profissional no Chile, Alemanha e Cuba, ao longo de sua carreira desenvolveu diversos projetos multidisciplinares, nos quais colaborou com artistas de Marrocos, Albânia, Alemanha, Espanha, França, Croácia, Argentina, México, Estados Unidos, Holanda, Coréia e Japão. Em 2008, fundou o Projeto TárabusT, uma organização dedicada ao desenvolvimento da música experimental e improvisada, realizando múltiplos ciclos e residências com artistas nacionais e internacionais de destaque. Esta organização fundou a primeira orquestra de improvisação regida no Chile e funcionou continuamente de 2009 a 2018.

Fundador e criador da inovadora metodologia inclusiva "Sound Stimulation Project", após trabalhar sistematicamente por um período de oito anos, criou uma nova organização para poder dar sustentabilidade ao projeto e continuar a desenvolvê-lo. Atualmente é o fundador e atua como Diretor Executivo da "Fundación Educativa Creatividad, Aprendizaje & Innovación - CAI". É membro do comitê acadêmico do Grupo Interdisciplinar para Educação e Inclusão - GIEI, rede internacional de profissionais, acadêmicos e pesquisadores de Universidades da Colômbia, Brasil, Itália, Espanha, Moçambique e Chile. Pertence à rede internacional de inovadores denominada “Playfutures” da "LEGO Foundation", uma plataforma dedicada ao desenvolvimento de estratégias e projetos que têm o Jogo como meio de aprendizagem. Faz parte da Causa Creativa, uma rede chilena que trabalha para posicionar a criatividade na educação pública e também colabora com Paul Gorman, Produtor Criativo de Gigantes Ocultos, Escócia.

Colabora como professor no "Diplomado de Inclusión Social" na carreira de terapia ocupacional na Universidade do Chile e participa ativamente de seminários, congressos e palestras relacionadas à educação, inclusão, desenvolvimento de jogos e criatividade, tanto no Chile quanto no exterior.

Marta Sánchez Utgé - UNIROMA

Psicóloga, Doutora em "Culturas, deficiências, inclusão: educação e formação". É membro do Laboratório de Didática e Pedagogia Especial da Universidade de Roma "Foro Itálico" desde 2006 e colabora com o Serviço para alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais. Desde 2000 tem trabalhado na organização de cursos de formação de professores em Educação Inclusiva / Apoio (onde exerceu cargos docentes contratados) e em Ciências do Exercício. Colabora no ensino de pedagogia e pedagogia especial e inclusiva nos cursos de Mestrado em Atividade Motora Preventiva e Adaptada (AMPA) e Gestão do Esporte acionados pelo Departamento de Ciências do Movimento, Ciências Humanas e da Saúde (Uniroma4). Os seus interesses de investigação incluem: acessibilidade pedagógica, Design Universal, perfil de proficiência e formação de professores especializados e TIC para a inclusão. É membro da SIPeS (Sociedade Italiana de Pedagogia Especial) e do GIEI.

Pasquale Moliterni - UNIROMA

Professor Titular de Didática e Pedagogia Especial (Didática, Pedagogia Especial e Pesquisa Educacional), no Departamento de Ciências Motora, Humanas e da Saúde, Universidade de Roma "Foro Italico". É Delegado do Reitor para os problemas associados à deficiência e distúrbios específicos de aprendizagem e Diretor do Curso de Especialização em Apoio Didático. É Coordenador da Seção Departamental de Ciências Humanas e Sociais e membro do Conselho do mesmo Departamento. É responsável pelo Laboratório de Didática e Pedagogia Especial. Possui cursos relacionados à Didática, Pedagogia Especial e Educação em Saúde e Cidadania nos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. Diretor do PAS A029, leciona em cursos de formação de pós-graduação ativados na Universidade para professores do ensino fundamental e médio. Membro desde 2008 do Conselho Académico do Doutoramento Internacional em Investigação “Culturas, deficiências e inclusão: educação e formação”, desde 2015 é membro do Conselho Académico do Doutoramento Universitário em “Movimento Humano e Ciências do Desporto”.

É fundador e membro do GIEI (Grupo Interdisciplinar Internacional para a Educação Inclusiva (Itália, Brasil, Espanha, França, Moçambique, Alemanha, Colômbia), do Conselho Executivo da RUIAP (Rede Universitária Italiana para a Aprendizagem ao Longo da Vida, que contribuiu para a fundação ), da SIPeS (Sociedade Italiana de Pedagogia Especial), da AIDU (Associação Italiana de Professores Universitários) e do Comitê Ético-Científico da Fundação João Paulo II. É presidente da ARDeP, Associação para a Redução da Dívida Pública.

Exerceu atividades de ensino e pesquisa em diversas universidades europeias e brasileiras e palestras em diversos congressos nacionais e internacionais.

Rosemeire de Araújo Rangni - UFSCAR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982), mestrado em Educação - Universidade Cidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é Professora Associada 1 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação e atendimento educacional especializado, . É lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH) (UFSCar) e vice lider do Grupo de Pesquisa Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membrodo Grupo Interdsciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO), Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação

 (ConBraSD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6399149504309769

Sandra Regina Barbosa - UFF

Psicóloga, professora, especialização em Psicopedagogia. Com formação também na área de Tecnologia (Análise de Sistemas e especialização em Designer Gráfico). Mestre em Diversidade e Inclusão no CMPDI da Universidade Federal Fluminense/UFF (2017) e Doutora em Ciências, Tecnologias e Inclusão no PGCTIn, Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutorado sanduíche (acordo de Cooperação Acadêmica), na Universidade de Roma "Foro Italico", UNIROMA4 - Roma/Itália.

Concursada da Rede de Ensino FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do Setor Espaço de Inclusão, do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro - ISERJ/FAETEC, na gestão 2009/2019. Coordenadora Editorial do Selo Hypatia da Conectar Editora. 

Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva - NEEI, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5824536251619175

Sylvia Sastre I Riba - UR

Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad de Barcelona en 1990. Conseguí en 1999 la Cátedra de Psicología Evolutiva y de la Educación en la Universidad de La Rioja. Respecto a la gestión académica, fui Vicerrectora de Relaciones Internacionales e Institucionales en la Universidad de La Rioja (2008-2012). He dirigido el Departamento de Ciencias de la Educación (2006-2008, 2015-2019) y dirigí durante seis años el Departamento de Ciencias Humanas y Sociales en la Facultad de Letras y de la Educación de la Universidad de La Rioja. En el ámbito de posgrado, coordino el Programa de Doctorado en “Educación Psicología”, he dirigido el Máster Oficial de “Investigación en Bases Psicológicas de la Actividad Físico-deportiva”, he dirigido el Máster Oficial de “Intervención e Innovación Educativa”, he coordinado el Programa de Doctorado de Psicología y Educación, codirijo el Máster Propio de la Universidad de La Rioja “Neuropsicología de la Ata Capacidad Intelectual” y el de “Trastorno del Espectro Autista”, y dirijido el Experto universitario en Atención Temprana de la Universidad de La Rioja. Desde 1999 soy IP del Grupo de Investigación Cognitiva de la Universidad de La Rioja (EICUR) grupo de excelencia, que cuenta con diversa financiación competitiva para desarrollar proyectos de investigación encaminados a conocer el desarrollo cognitivo diferencial y temprano. He obtenido financiación del Ministerio de Educación francés y del Ministerio de Educación español para proyectos sobre desarrollo cognitivo diferencial y temprano, tutela y funciones ejecutivas; así como en convocatorias nacionales del Ministerio de Economía y competitividad (Programa de Excelencia) y dentro del Programa de I+D+i de La Rioja para el estudio de las altas capacidades intelectuales (ACI). He conseguido ayuda en el Programa postdoctoral MSCA-COFUND Fellowship Programme. Horizonte 2020 de la Unión Europea. He firmado durante 10 años convenios con la Consejería de Salud de La Rioja para investigar la cognición temprana y las funciones ejecutivas, y desde el año 2008 (vigente) con la Consejería de Educación de La Rioja para el estudio de la alta capacidad intelectual; está en curso un Convenio con la Consejería de Educación del Gobierno de Murcia. Los resultados de la tarea investigadora se han materializado en la dirección de diez tesis doctorales (una de ellas Premio Extraordinario), numerosas publicaciones de impacto internacional y participación en acreditados congresos internacionales, algunas de ellas referenciadas en este documento. Pertenezco a redes de investigación internacional como “MASI” (metodología para analizar la interacción social) y “GIEI”, sobre educación inclusiva. Asimismo, mantengo continuada colaboración con investigadores de gran relevancia en el estudio del desarrollo cognitivo temprano: p.e., el Profesor P. Mounoud (Universidad de Ginebra), o la profesora M. Verba (universidad Paris V). En el tema de alta capacidad intelectual colaboro con las Universidades de Rostock y Munich, con el Instituto austríaco de investigación de la ACI y con la profesora VanTassel Baska de la National Association of Gitted Children (USA), como más destacados. Dirijo y he creado en la Universidad de La Rioja el Programa de Enriquecimiento Extracurricular para jóvenes con ACI. Asesoro Consejerías de La Rioja, Pais Vasco, Navarra, Murcia y Aragón en el tema. Evaluadora de distintas Agencias de calidad estatales y autonómicas; miembro del comité científico o revisora de revistas de impacto como Frontiers, Comunicar, Psicothema, Psicodidáctica, Anales de Psicología, Revista de Neurología o Journal for the Education of the Gifted.

bottom of page